Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.

1

Radiografia Panorâmica



Radiografia Panorâmica

Utilizada para complementar o exame clínico no diagnóstico das doenças dos dentes, como cáries ou doenças endodônticas, e dos ossos da face. Através da Radiografia Panorâmica, o dentista pode visualizar todos os dentes de uma só vez, inclusive os que ainda não estão expostos.

A radiografia panorâmica é um exame que permite uma exploração detalhada do complexo dento maxilar. Ou seja, permite obter uma radiografia completa da parte superior e inferior da mandíbula. São radiografias abrangentes da face e dos dentes. Portanto, oferecem uma visão que seria invisível a olho nu.

Um raio x panorâmico, em geral, expõem estruturas ocultas, como dentes do siso, que revelam sinais preliminares de cáries e também mostram fraturas e sendo o caso perda óssea. Permite que o dentista veja o que está abaixo dos dentes, cistos e até mesmo focos de infecção. Ele permite que se descubra um problema que pode se desenvolver sem dor e sem sintomas.

Os raios X panorâmicos são extraorais e simples de se realizar. Geralmente, envolvem o filme sendo colocado dentro da boca, mas o filme panorâmico fica oculto dentro de um mecanismo que gira em torno da parte externa da cabeça. Por meio deste aparelho, também é possível observar as articulações e seios da face.

Perceba também, que utilizamos este exame para saber o posicionamento exato de todos os dentes, gengivas e mandíbulas. Se você precisar de um implante dentário ou prótese dentária, certamente será preciso tirar esse raio x.

Como são tiradas as radiografias panorâmicas?
O raio X panorâmico fornece ao profissional dentista uma visão bidimensional de orelha a orelha, da mandíbula superior e inferior. Os usos mais comuns das radiografias panorâmicas são revelar o posicionamento dos dentes do siso e verificar se os implantes afetarão o nervo mandibular (o nervo que se estende em direção ao lábio inferior).

O paciente só precisa colocar o queixo no suporte de um aparelho mordendo um pedaço de plástico colocado entre os dentes. Isso mantém a mandíbula ligeiramente afastada. Depois, basta ficar parado por alguns segundos enquanto o dispositivo gira em torno de sua cabeça enquanto a máquina realiza a captura das imagens.

Em suma, são uma importante ferramenta de diagnóstico e também são valiosos para o planejamento de tratamentos futuros. Estes são mais seguros do que outros tipos de raios X, porque menos radiação entra no corpo.