A faculdade de Odontologia tem sido bastante procurada e existem milhares de profissionais formados em todo o país. Entretanto, a procura por este profissional no mercado tem sido cada vez maior.
Cidades do interior, longe dos grandes centros urbanos, tem sido boas oportunidades de emprego para estes profissionais.
Odontologia
Na área da saúde, a faculdade de Odontologia é uma das mais procuradas nos vestibulares. Em diversas instituições de ensino a concorrência é bastante alta e só perde para Medicina.
Dentre os fatores que contribuem para esta concorrência, estão o bom índice de empregabilidade e a possibilidade de alta remuneração destes profissionais.
Descubra a faculdade certa para você em 1 minuto!
Conheça um pouco mais sobre a faculdade de Odontologia, qual o perfil do profissional graduado nesta área, como está o mercado de trabalho para seguir esta carreira promissora!
Sobre a faculdade de Odontologia
A faculdade de Odontologia é do tipo bacharelado e dura em média 5 anos. O objetivo do curso é capacitar profissionais para identificar, prevenir e tratar doenças da boca, dentes, gengivas e ossos da face.
Nos primeiros semestres do curso o estudante terá disciplinas teóricas como Anatomia, Biologia, Bioquímica, Fisiologia e Histologia, que o ajudarão a entender a estrutura e o funcionamento do corpo humano, principalmente da região da face.
Logo em seguida o aluno já começa a estudar matérias específicas da prática da profissão, como por exemplo: Clínica Odontológica, Cirurgia, Dentística, Implantodontia e Prótese.
Grande parte da carga horária do curso é destinada a atividades práticas nas quais o estudante tem a oportunidade de testar seus conhecimentos em laboratórios e também em situações reais através do contato direto com pacientes.
A faculdade forma profissionais capazes de atender pacientes de todas as idades. Durante o curso, o aluno aprende quais medicamentos pode receitar, como aplicar técnicas e tratamentos dentários e como lidar com pacientes com necessidades especiais.
Para concluir o curso é obrigatório realizar um estágio supervisionado na área e também elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
A profissão de Odontologia é regulamentada pela Lei n° 5.081, de 24 de agosto de 1966. Esta legislação exige que o odontólogo tenha diploma de nível superior em uma instituição de ensino credenciada pelo MEC e determina quais são as competências cabíveis a este profissional.
Após formado, o dentista deve obter um registro junto ao Conselho Regional de Odontologia (CRO) para exercer suas atividades.
A faculdade de Odontologia forma o cirurgião-dentista generalista. Após concluir a graduação o profissional pode optar por continuar seus estudos e se especializar em uma das mais de 20 áreas reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia.