Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.

1

O que é Radiologia Odontológica

O que é Radiologia Odontológica

A Radiologia Odontológica é a especialidade da saúde,que examina os dentes e a face de uma pessoa através da radiologiaconvencional. Assim sendo, para a Odontologia, é uma das ferramentas essenciais de diagnóstico e interpretação radiográfica odontológica.
Portanto, é extremamente importante para o planejamento e acompanhamento de doenças bucais. Dessa forma, seus exames são divididos em radiografia intraoral e extraoral, realizados por dentro e fora da boca, respectivamente.
A radiografia intraoral por exemplo permite o estudo de toda a arcada dentária. Em outras palavras, permite o estudo desde a coroa (dente) ao término da raiz dentária. De outro modo, a radiografia extraoral – também conhecida por radiografia panorâmica -, permite o estudo do maxilar inferior e superior, incluindo todas as articulações.
Com as radiografias, um cirurgião-dentista pode analisar possíveis complicações. Isto é, ele pode avaliar a extensão de estruturas anatômicas como o assoalho do seio maxilar e a observação da sua proximidade com a crista óssea alveolar, por exemplo.
Entretanto, é importante ressaltar que a Radiologia Odontológica nem sempre promove um diagnóstico conclusivo. Quer dizer, na maior parte dos casos para se chegar ao diagnóstico correto, o cirurgião-dentista deve utilizar, além dos exames radiográficos, os exames clínicos e laboratoriais.
A anamnese (exame clínico) que precede os exames radiográficos e laboratoriais, conhecidos como exames complementares. Em muitos casos, somente após a realização desses exames que pode se chegar a um diagnóstico conclusivo.
Muito se confunde sobre diagnóstico e interpretação radiográfica odontológica. Diagnóstico é a identificação de uma doença por meio do exame. Já a interpretação radiográfica odontológica é a conclusão do que é analisado no diagnóstico da imagem tomada.
Em síntese, a radiografia é a projeção bidimensional ou tridimensional de sombras em áreas que variam tonalidades entre o preto e o branco, com nuances intermediárias de cinza.
Ou seja, com essa variação das sombras radiográficas, é possível classificar as imagens como radiolúcidas e radiopacas. No primeiro caso, são imagens que absorvem pouco os raios X. No segundo e ao contrário, são imagens que tem maior poder de absorção dos raios X.
Portanto, são estas imagens que proporcionam a informação complementar para decisão do diagnóstico final do profissional dentista.



Anexos