Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.

1

O QUE É TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA?

O QUE É TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA?

A tomografia computadorizada (TC) trata-se de um método de diagnóstico por imagem utilizando a radiação x e permite obter a reprodução de uma secção, ou seja, uma parte do corpo humano em quaisquer uns dos três planos do espaço (X,Y,Z) Diferentemente das radiografias convencionais, que projetam em um só plano todas as estruturas atravessadas pelos raios-x, a TC evidencia as relações estruturais em profundidade, mostrando imagens em "fatias" do corpo humano.
A TC também permite enxergar todas as estruturas em camadas, principalmente os tecidos mineralizados, com uma definição admirável, permitindo a delimitação de irregularidades tridimensionalmente.
Perante as dificuldades ou limitações na obtenção de informações para o diagnóstico com o uso de radiografias convencionais, as imagens tridimensionais começaram a atrair grande interesse na área odontólogica.
Atualmente, além do exame de tomografia computadorizada mostrar-se muito requisitado na área médica, começa também a desenvolver-se no cenário odontológico, principalmente nas áreas de Implantodontia, Diagnóstico Bucal, Cirurgia e Ortodontia.