1

Radiografia Bite Wing ou Raio X Interproximal

Radiografia Bite Wing ou Raio X Interproximal

Na radiologia odontológica, para além da radiografia periapical, outros exames radiológicos com caraterísticas distintas, podem ser realizados, são eles :
Radiografia bite wing ou Raio X interproximal - É um exame idêntico à radiografia periapical, contudo, ainda mais restrito. Neste tipo de exame pretende-se visualizar apenas as coroas de alguns dentes superiores e inferiores na mesma imagem.
Este exame é frequentemente realizado para detecção de cáries interproximais (cáries entre os dentes). Saiba, aqui, tudo sobre a radiografia bite wing ou raio x interproximal.
Radiografia oclusal - É um tipo de radiografia intraoral em que a película radiográfica é colocada entre os dentes dos maxilares (superior e do inferior), ou seja, como se o doente a estivesse a “morder”. Este exame é bastante útil no despiste de raízes residuais (restos de raízes), no caso dos dentes inclusos e dentes supranumerários (dentes em excesso), entre outras. Saiba, aqui, tudo sobre radiografia oclusal.
Ortopantomografia ou radiografia panorâmica - É um exame que permite obter imagens do maxilar superior e inferior, permitindo visualizar numa só imagem radiográfica, ambas as arcadas dentárias e algumas estruturas anatômicas adjacentes. Este exame possui indicação na avaliação do tratamento ortodôntico; doença periodontal, reabsorções ósseas, lesões periapicais, tratamentos endodônticos (desvitalização de dentes); dentes inclusos ou impactados, incluindo os dentes do siso, entre muitas outras. Saiba, aqui, tudo sobre ortopantomografia.
Quanto custa uma radiografia periapical?
O valor ou preço de uma radiografia periapical pode variar mediante a clínica dentária onde é realizada. O valor médio pode oscilar entre os 60 e 100 Reais.