1

Radiografia periapical

Radiografia periapical

Radiografia periapical

Radiografia Periapical - o que é, indicações, preço | Exame RX

A radiografia periapical ou RaioX Periapical é um exame que serve para visualizar radiograficamente a anatomia de um ou mais dentes (desde a coroa até ao término da raiz), assim como as estruturas anatómicas vizinhas, ou seja, que estão ao redor dos dentes. Esta radiografia pode ser usada para estudar qualquer um dos dentes (molares, pré-molares, incisivos e caninos), seja na arcada dentária tanto na superior quanto na inferior.
O raio x Periapical é o exame mais utilizado no que diz respeito à radiografia intraoral (radiografias do interior da boca). Habitualmente, abrange, apenas uma determinada área, visualizando-se, normalmente, apenas 2 a 3 dentes contíguos (juntos), permitindo desta forma avaliar a anatomia dos dentes no seu todo de uma forma mais detalhada.
Não existe uma só radiografia periapical completa ou total, ou seja, que consiga abranger todos os dentes numa só imagem radiográfica, como e o caso da ortopantomografia, ou raio-x Panorâmico, mas podemos, no entanto, efetuar várias radiografias de modo a estudar uma área mais ampliada.

Radiografia periapical digital
Um raio x (RX) consiste num exame médico não invasivo, indolor, que auxilia os dentistas a efetuarem o diagnóstico e estabelecer o plano de tratamento de várias doenças. Este exame sujeita determinada parte do corpo a uma reduzida dose de radiação ionizante para conceber imagens do interior do mesmo. Na imagiologia médica, os raios X são o exame mais antigo e mais utilizado.
Atualmente, a radiografia periapical digital possibilita a obtenção de imagens em formatos digitais, viabilizando o seu arquivo e compartilhamento em todo os dispositivos digitais (computadores, etc.).
As radiografias periapicais digitais, ou seja, produzidas num formato digitalizado, têm várias vantagens quando comparadas com os formatos analógicos, designadamente, em termos de facilidade de aquisição, de arquivo ou armazenamento e também no compartilhamento das radiografias. A radiografia digital possibilita também ao dentista ajustar e modificar algumas características das imagens (contraste, brilho, etc.), por forma a permitir uma melhor observação de determinadas estruturas e tecidos.
Todavia, até há bem pouco tempo atrás, as imagens de raios-x eram exibidas apenas em grandes folhas de película (semelhantes ao negativo fotográfico). Atualmente, a maioria das imagens são geradas e arquivadas em formato digital, muito embora a radiografia periapical convencional, ou seja, em película, seja ainda utilizada com relativa frequência, mas tende a ficar em desuso, dadas as vantagens associadas à radiografia digital.
Indicações do Exame
Entre outras, as radiografias periapicais são indicadas para avaliação de tratamentos, auxiliar o diagnóstico e definir o plano de tratamento de diversas patologias ou doenças orais, a saber:
Diagnóstico de cárie dentária;
Controlo endodôntico (tratamento de canal ou desvitalização de dentes);
Deteção de lesões periapicais (ao redor da raiz dos dentes);
Diagnóstico de problemas nas coroas, raízes e osso alveolar;
Avaliação de perdas ósseas;
Visualização de obturações (materiais de restauração de dentes);
Diagnóstico de quistos (ou cistos), presença de corpos estranhos, etc;
Presenças de implantes dentários;
Auxílio no diagnóstico de trauma oclusal;

Preparação para o exame
Uma radiografia periapical odontológica não requer nenhuma preparação especial.
É um exame que é executado no consultório do médico dentista em caso de necessidade, habitualmente, durante a consulta. Este exame não possui quaisquer riscos ou complicações associadas.
Pode ser executado tanto em adultos como em crianças.

Radiografia periapical na gravidez
A Radiografia periapical na gravidez é também exequível, não apresentando contra-indicações relevantes em caso de necessidade, desde que se tomem os devidos cuidados.
É de primordial importância que a mulher grávida informe o médico ou assistente sobre a gestação mesmo nos casos em que exista apenas suspeita de gravidez, de modo a não expor a criança à radiação emitida durante a realização do exame.
No caso da gravidez e como medida de proteção, será colocado um avental de chumbo, de modo a proteger o resto do corpo da exposição à radiação.
Saiba, aqui, tudo sobre tratamentos dentários na gravidez.
Execução da radiografia periapical
A radiografia periapical é feita comodamente no consultório do dentista. Para tal, é colocado previamente um invólucro com a película recetora junto da região oral a estudar e direcionado para ele o tubo de emissão do feixe de raios x, o que permitirá a aquisição da imagem após o disparo respetivo, ou seja, a radiografia é executada através da captação da imagem de Raio X num formato digital ou em película, conforme discutido anteriormente.
O exame é totalmente indolor (não provoca dor).
Quanto tempo demora o exame?
O exame é de execução muito rápida (duração de 1 a 2 minutos em condições normais). Se necessário, o exame pode ser executado por forma a estudar várias zonas anatómicas, o que aumentará obviamente o tempo de execução.