A Grande maioria das pessoas está preocupada com a beleza do sorriso. Mas para esbanjar um sorriso considerado harmônico nas fotos, é necessário seguir hábitos de higiene e ter atitudes preventivas.
Logo, o primeiro passo, geralmente, consiste em providenciar a documentação ortodôntica solicitada numa consulta com um dentista especialista, o que levará a um tratamento de acordo com a necessidade e expectativa de cada paciente.
Assim, é preciso identificar quais são os problemas orais para se chegar à solução mais viável.Portanto, conheça a importância da documentação ortodôntica, do que se trata, como ela é feita e para que serve.
O que é uma documentação ortodôntica?
Em resumo, a documentação ortodôntica trata-se do conjunto de exames, geralmente de imagem, que ajuda o profissional a diagnosticar algum problema, a fim de que ele possa estudar quais os tratamentos mais adequados ao paciente.
A documentação é solicitada, em um primeiro momento, para que seja definida a linha de atuação a ser seguida pelo dentista. Bastante útil, ela é sempre consultada ao longo do processo, também com a finalidade de verificar a evolução do tratamento.
Como a documentação ortodôntica é feita?
Em geral, os dentistas requisitam fotografias intra e extra-orais, modelos de gesso e radiografias, principalmente quando existe a possibilidade do uso de aparelho ortodôntico.
Entenda que é desnecessário se preocupar com dor durante os procedimentos, ainda que a moldagem e as fotos intra-orais possam ser desconfortáveis. Além disso, os resultados do mapeamento oral não demoram a ficar prontos, o que torna o processo ágil.
Qual a importância da documentação ortodôntica?
Como já mostrado, os exames de imagem, radiografias, fotografias, medições, gráficos e modelos são registros fundamentais para realizar um tratamento ortodôntico adequado. Ainda, com essa documentação, o ortodontista consegue fazer um verdadeiro mapeamento de eventuais problemas e aspectos individuais.
Isso porque, no decorrer do processo, as estruturas orofaciais do paciente serão movimentadas e, para que o tratamento seja assertivo, é preciso planejamento detalhado da sua condição, além da verificação de aspectos e complicações em locais onde não se pode enxergar com facilidade.
Quais são as vantagens em ter a documentação ortodôntica?
Com toda tecnologia disponível em um exame ortodôntico esse conjunto, representado por radiografia e tomografias, permite a avaliação de assimetrias ou de outras alterações ósseas do paciente.
Para entender as vantagens dessa prática, confira alguns benefícios promovidos pelos exames:
é possível analisar as estruturas anatômicas com clareza em várias imagens;
utiliza-se de uma tecnologia de ponta para proporcionar mais conforto e segurança ao paciente;
garante maior objetividade para indicar um tratamento dentário mais adequado à estrutura óssea do paciente.
Agora, conheça um pouco melhor os benefícios gerados com o conjunto de exames da documentação ortodôntica.
Mapeamento de possíveis riscos ortodônticos do paciente
Com um diagnóstico completo e individualizado é necessário criar um plano de ação que seja benéfico para o paciente. Portanto, antes de executar uma cirurgia ou iniciar um tratamento dentário, a exigência de exames permite que sejam identificados possíveis riscos. Logo, os investimentos nos diagnósticos são muito importantes para a tomada de medidas cautelosas.
Tratamentos mais eficazes
Apesar do processo de alguns tratamentos ortodônticos levarem tempo para chegar a um bom resultado, os registros do início e da conclusão permitem a comparação da evolução do procedimento. Isso significa que o dentista pode apresentar quais pontos foram melhorados e, ainda, evitar possíveis conflitos entre o paciente e o ortodontista, deixando-os mais confiáveis.
Maior saúde bucal
O pedido de uma série de exames dentais pode até assustar as pessoas que não têm conhecimento e não entendem a sua finalidade. Mas a documentação ortodôntica permite que o dentista promova maior saúde bucal para o seu paciente. Além disso, é por meio dela que o profissional terá maior segurança para desenvolver o seu trabalho com eficiência e qualidade.
Melhorias na estética
Para quem pensa em usar aparelho dental, mas tem receio de colocar por durar muito tempo, não se preocupe! O seu dentista tratará de providenciar a melhor técnica, que seja adequada para o seu tratamento e que faça sentido para a sua realidade. Além disso, independente do tempo, o profissional buscará o resultado estético que o paciente esperava para atingir o sorriso perfeito!
Rapidez nos processos
Atualmente, diante dos artefatos da tecnologia a favor da ortodontia, todos os processos se tornaram mais ágeis. Por isso, um conjunto de exames mais moderno é capaz de chegar aos resultados com mais rapidez, economizando tempo ao realizar disgnósticos, minimizando o gasto de material e, por muitas vezes, reduzindo o deslocamento do paciente até o centro especializado.
Aliás, todo o planejamento do ortodontista é facilitado por imagens nítidas e fidedignas. Assim, tanto o dentista quanto o paciente ganham vantagens em ter a documentação ortodôntica.